O Birdwatching é um hobby antigo, que começou na Inglaterra do século XVIII. É um passatempo famoso no mundo inteiro, com milhões de adeptos, principalmente nos Estados Unidos. No Brasil, em vez de apenas observar com o binóculo, as pessoas gostam de fotografar as aves, e o hobby tem crescido graças à popularização das câmeras digitais, redes sociais, e sites como o Wikiaves.
Quem pode praticar o birdwatching?
Crianças de 7 anos, com a ajuda de adultos, já conseguem se divertir. Pessoas com limitações de locomoção também podem, é só seguir em um ritmo mais tranquilo. Mesmo pessoas com deficiência visual podem apreciar as aves por meio dos sons.
No Parque Nacional do Iguaçu a fauna é bastante diversificada e apresenta mais de 340 espécies de aves. É comum vê-las se alimentando, saltando, comendo, brigando, namorando e alimentando filhotes.
Tal roteiro constitui uma forma legítima de exploração ecoturística das áreas naturais, visto ser uma prática de baixo impacto. O público que procura este tipo de atividade possui alto grau de consciência ambiental, estando atento e adotando seriamente as práticas de mínimo impacto em ambientes naturais.
Em geral, os roteiros de observação de aves são desenvolvidos primordialmente na Trilha do Poço Preto e Linha Martins em horários distintos dos utilizados no programa turístico normal, e são acompanhados por um guia especializado.
No passeio, às 9h da manhã é servido lanche, café, leite, chá e achocolatado, sucos águas, bolos, pães e frutas, às 11h é servido outro lanche, o passeio pode ser feito a pé ou de transporte.